Celebrações Eucarísticas marcam inicio do ano nas empresas do Grupo Penha.

Nos dias 5 e 6 de janeiro, foram celebradas pelo Padre Advaldo, vigário da paróquia Sagrada Família e Santo Antônio de Machado, missas em ação de graças nas sedes do grupo Penha, respectivamente na Fazenda Caiana e na Terra de Cultivo na rodovia 267. Na oportunidade os proprietários agradeceram o empenho de todos os colabores do grupo. A celebração das missas foi uma solicitação da Terra de Cultivo por meio do setor de RH.

O Coordenador de Programas Sociais da Cultivar, Alexandre da Fonseca, apresentou os dados da Cultivar refletidos nas ações sócio ambientais da Associação ao longo de sua existência. A Cultivar foi criada em 22 de novembro de 2016 com a finalidade de defender o meio ambiente e proporcionar às comunidades atividades que contribuam para o desenvolvimento social e humano.

Estrutura da Associação:

03 Assistentes Sociais, 03 Psicólogas, 05 Enfermeiras,10 Educadores Sociais, 32 Professores de Cursos de Capacitação Profissional, 570 colaboradores do Grupo Penha (da portaria, compostagem, administrativo e diretoria).

Atualmente, a Associação gera mais de 50 empregos diretos e cerca de 200 indiretos, tendo, dentre outras, duas frentes de trabalho que se articulam: a geração de emprego e renda: transformação de resíduo orgânico em compostagem / preservação do meio ambiente, certificando 42 empresas no trato do respeito ao meio ambiente; e a geração de recursos financeiros oriundos da comercialização do composto orgânico / manutenção dos projetos sociais.

Em seis anos de existência, a Cultivar realizou 42 projetos e ações, de cunho sócio educacional, cultural, histórico, ambiental e segurança alimentar, hoje com mais de 1.500 pessoas atendidas diariamente.

O Programa de Defesa e Valorização da Mulher realizou 233 reuniões em busca do empoderamento feminino e construção da cidadania. Foram 910 horas de cursos de capacitação profissional, 14 palestras com o TJMG, 2.500 pessoas profissionalizadas (capacitação para geração de renda), 2.000 pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas (Projetos como Jovem Aprendiz, equoteria, teatro, geriatria, reabilitação química, hortas familiares e comunitária, etc.)

Além da presença no Sul de Minas a Cultivar desenvolve ou coopera com projetos em Januária (Comunidade do Alegre) e, Cônego Marinho (Comunidade do Candeal) no Norte de Minas.

Reconhecimento:3 moções na Câmara Municipal de Machado, destaque do ano 2022 (Ação Sócio educacional) Projeto Minha Horta Meu Cantinho (Caiana), título Benemérito do Conselho Superior do IF Sul de (defensor da democracia, ciência, tecnologia e educação), prêmio Juíza Viviane do Amaral STF/CNJ.

A Cultivar agradece a Paróquia Sagrada Família e Santo Antônio bem como, todos que acreditam no trabalho sério e comprometido que desenvolve ao longo de mais de 6 anos e, reafirma seu compromisso com a transformação social.