Curso de horta familiar, do Projeto Capacita Sul de Minas, impacta positivamente na vida dos moradores do Bairro Santa Luiza.
Diversos cursos estão sendo oferecidos no município de Machado através do Projeto Capacita Sul de Minas do Instituto Federal Sul de Minas, com emenda parlamentar de R$ 2 milhões do Deputado Federal Odair Cunha em parceria com a Associação Ambiental Cultivar através do Programa de Defesa e Valorização da Mulher.
No Bairro Santa Luiza o curso de horta familiar e comunitária está beneficiando mais de 15 famílias que através do projeto entram em uma área de segurança alimentar mais organizada. Os Alunos recebem mudas de verduras e hortaliças, fertilizantes, e orientação técnica da Associação Cultivar, para o cultivo em suas casas e assim garantir comida no prato e com qualidade.
Este projeto de horta familiar teve início em dezembro de 2019 por uma iniciativa do Padre Pedro Alcides, pároco da Paróquia Sagrada Família e Santo Antônio, que demostrou interesse em desenvolver este trabalho no bairro Santa Luiza. O projeto foi elaborado, mas devido à pandemia, não pode ser executado naquele momento. O curso de horta comunitária busca promover a conscientização e a capacitação dos alunos, incentivando a produção de alimentos sem agrotóxicos, uma alimentação saudável e o seu aproveitamento integral pela família e pela comunidade.O Projeto Capacita Sul de Minas está gerando oportunidades de ocupação e renda, bem como a integração e organização em comunidade, que reflete em ações sociais e educacionais as pessoas nas cidades onde o mesmo é desenvolvido.
Para a líder comunitária Eliane Lucas Pereira, moradora do Santa Luiza, o curso tem agitado a comunidade: “saber que vão cuidar, vão colher e alimentar suas famílias é muito bom. As Famílias vão receber as mudas com muita alegria e ver aqueles maridos plantando as mudas a noite me deixa imensamente feliz.”
“É a primeira vez que vejo um projeto indo pra frente, espero que venham outros, pouca coisa vinha aqui para o bairro. Todo mundo muito contente pegando as mudas para plantar em casa. As crianças estão muito felizes com a horta que elas cuidam no CAIC. Nunca tivemos um projeto de horta aqui, está sendo muito bom.” Relata a aluna Cleuza, moradora do Bairro Santa luiza.
Para o professor do Curso Vonilson de Almeida, engenheiro Agrônomo, o curso contribui para o desenvolvimento da agricultura familiar de forma social e econômica: “a presença de uma horta para a comunidade garante às famílias uma alimentação melhor criando hábitos saudáveis e consequentemente uma boa qualidade de vida”.
O Projeto Capacita Sul de Minas, parceria entre o Instituto Federal — Campus Machado, Associação Ambiental Cultivar e Deputado Federal Odair Cunha, que destinou uma emenda parlamentar de R$ 2 milhões de reais para a realização deste projeto, incentiva o empreendedorismo e abre perspectiva para o mercado de trabalho, sendo essa, mais uma das iniciativas de ação social, da Associação Ambiental Cultivar, por meio do Programa de Defesa e Valorização da Mulher.