Palestra sobre violência doméstica, reforça o compromisso da Cultivar cno combate ao feminicídio.
“A viagem não começa quando percorreu distâncias, mas quando se atravessa como nossas fronteiras interiores. A viagem acontece quando acordamos fora do corpo, mais longe do último lugar onde podemos ter casa.” ― Mia Couto.Associação Cultivar e COMSIV – TJ/MG promoveram palestra sobre violência domestica, com as integrantes do programa de defesa e valorização das mulheres.
Na última terça-feira, dia 17 de fevereiro a Associação Ambiental Cultivar promoveu, em parceria com a COMSIV/TJMG, a palestra: violência doméstica e familiar no contexto mineiro: pelo bem viver, com a Dra. Patrícia Habkouk, Promotora de Justiça, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Ministério Público de Minas Gerais). A Live contou com a participação da desembargadora Ana Paula Nannetti que oportunamente, enriqueceu à noite com seus apontamentos pertinentes ao tema.
Em sua fala a Dra. Patrícia Habkouk, trouxe dados importantes sobre a violência contra a mulher, no estado de Minas Gerais e em nossa microrregião, destacando a importância de programas como o da Associação Cultivar para a diminuição e erradicação da violência domestica e familiar. Reforçou a importância da Lei Maria da Penha nessa luta e concluiu com a frase da escritora e defensora dos direitos da mulher, Mary Wollstonecraft: “Eu não desejo que as mulheres tenham poder sobre os homens; mas sobre si mesmas”.
Após a riquíssima contribuição da Dra. Patricia Habkouk, foram sugeridas ações para o enfrentamento da violência domestica no município, bem como sugestões de políticas públicas endossadas pela Vereadora Laudicéia Ribeiro.
O programa de Defesa e Valorização da Mulher é desenvolvido em parceria com a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência (COMSIV – TJ / MG) e, com o apoio de diversos parceiros do setor público e privado.
A Associação Ambiental Cultivar agradece a presença de todas e todos e, reforça seu compromisso junto ao enfrentamento à violência em todas em suas vertentes.