Live: a cura das feridas psíquicas causadas pela violência. O poder da empatia, do cuidado e do perdão, para uma justiça restaurativa.”
Este foi o tema da oitava palestra do Programa de Defesa e Valorização da Mulher, realizado na última quarta-feira (29), através da plataforma Meet e, sendo proferida por Dalka Maria Lemos Xavier Capanema: aposentada no quadro do TJMG, atuante como coordenadora, formadora e facilitadora em Fundamentos de Justiça Restaurativa na Escola do Perdão e Reconciliação (Belo Horizonte – MG). Graduada em Direito e Filosofia, estudou Psicanálise no Centro Psicanalítico de Minas Gerais e, participa de grupos de estudos dos Seminários de Lacan e outros temas relacionados à área de Ciências Humanas.
Durante a palestra Dalka ressaltou a importância do auto-perdão, sobrelevando que precisamos deste processo de interior, para lidarmos com os processos exteriores. O programa de Defesa e Valorização da Mulher é uma das atividades desenvolvidas pela Associação Ambiental Cultivar em parceria com a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência (COMSIV – TJ / MG) e, com o apoio de diversas instituições do setor público e privado, os quais possuem como visão, a defesa da vida.