Associação Cultivar promove live: racismo e machismo, como enfrentá-los? Em parceria com a COMSIV-TJ / MG.
Na noite deste 30 de março, ocorreu a 3ª palestra do Programa de Valorização e Defesa da Mulher, evento este, aberto ao público em geral. Participaram deste, as mulheres do citado Programa, Técnicos e Especialistas em Educação, representantes de diversos seguimentos da sociedade organizada e, membros do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
O tema discorrido, foi sobre o enfrentamento quanto ao Machismo e Racismo diante da situação da mulher, nestes tempos contemporâneos, proferido pela Drª Flávia Martins de Carvalho, juíza de direito do Tribunal de Justiça de São Paulo. Em Parceria, a Associação Ambiental Cultivar e a Coordenadoria de Combate à Violência contra a Mulher (COMSIV/TJMG), promoveram a 3ª edição do evento, com a parceria com as Paróquias Sagrada Família e, São José (Machado-MG); como também, com a Paróquia São Sebastião (Carvalhópolis). Novas parcerias estão em construção, a saber: Cooperativa de Paraguaçu, Prefeitura de Machado e Instituto Federal.

O Programa de Defesa e Valorização da Mulher, coordenado pela Associação Ambiental Cultivar tem, no momento, 6 grupos de trabalhos, seja urbano ou rural em Machado, Poço Fundo e Carvalhópolis (abrindo novas frentes, em Paraguaçu), com cerca de 70 mulheres líderes de comunidades. Essas “líderes” são preparadas para, junto com as “mulheres vulneráveis” elencarem, a partir do debate da sua própria realidade, projetos de profissionalização, associativismo, resgate da autoestima, empoderamento feminino, combate à violência doméstica e familiar e, por conseguinte, participação em meio à sociedade, com propostas de políticas públicas a serem estabelecidas.
A referida palestra compôs uma das grandiosas ações desenvolvidas pelo projeto. Oportunamente Drª Flávia, pontuou a historiografia das mulheres negras e, os entraves que as mesmas encontram para alcançar o seu justo lugar na sociedade, destacando as dificuldades relacionadas ao racismo estrutural e o machismo. Estiveram presentes na webconferência, as mulheres do citado Programa (Douradinho, Campo Alegre, Pinhalzinho, Ouvidor, Caiana, Poço Fundo e Machado), Vereadores, integrantes da Associação de Congadeiros, alunos do curso de pedagogia, representantes do IF Machado na pessoa de Aline Manke, diversos representantes de organizações sociais, profissionais técnicos educacionais da região (também na pessoa da Secretária Municipal de Educação Márcia de Paula), as Desembargadoras Drª Ana Paula Caixeta e Drª Paula Cunha e Silva, os Juízes de Direito Dr. Claudio Hesket e, Drª Bárbara Lívia, o Delegado Juliano do Lago, o Juiz Eclesiástico Pe. Ronne e, público em geral.